PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Curso

O Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade Cesgranrio tem como missão preparar um profissional, com habilidades condizentes com a atualidade e com formação humanista e crítica, capacitando-o para atuar em todas as áreas em que a docência e a gestão se apresentem fundamentais na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada nos princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social, educacional e do ambiente de inserção do Pedagogo.

Diferenciais

Foco na formação transformadora do professor – currículo de acordo com os requisitos da Base Nacional Curricular Comum – BNCC;

Formação contemplando as competências indispensáveis ao professor do século XXI – principalmente nas áreas de artes e tecnologia da informação;

Residência Pedagógica – imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.







PRÉ-CADASTRO

Nome:

Telefone:

E-mail:

Curso:

    GRADUAÇÃO

    CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS:
    Portadores de Diploma – 40% = R$ 360,00
    Alunos transferidos – 30% = R$ 420,00

    8 SEMESTRES

    TURNO NOITE

    Desconto de 50% para candidato no exercício do magistério

    CURSOS

    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
    GESTÃO DE
    RECURSOS
    HUMANOS
    GESTÃO DA AVALIAÇÃO
    LICENCIATURA
    EM TEATRO
    BACHARELADO
    EM TEATRO

    Coordenadora

    Clarisse Olivieri de Lima

    PhD em Psicologia Educacional pela Universidade de Connecticut (EUA), Mestre em Educação e Tecnóloga em Processamento de Dados, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ e possui certificação em Design Thinking.

    Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase na utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Trabalhou como coordenadora, pesquisadora e professora em escolas e universidades realizando a integração de tecnologias no currículo. Consultora internacional para UNESCO e UNV (ONU Voluntários), no Brasil e no exterior. Participou como palestrante em congressos e seminários nacionais e internacionais.

    Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cesgranrio.

    Estrutura Curricular

    1º Período

    Fundamentos da Ciência da Educação I – Projeto Integrador I
    Psicologia do Desenvolvimento
    Filosofia e Educação
    Sociologia e Educação
    Introdução à Informática
    Didática e as Tendências Pedagógicas
    Escola: Campo Político e Pedagógico I
    Metodologia da Investigação em Educação I

    2º Período

    Fundamentos da Ciência da Educação II – Projeto Integrador II
    História da Educação
    Didática: Dinâmicas Educacionais Contemporâneas
    Dinâmica e Organização da Escola
    Escola: Campo Político e Pedagógico II
    Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação na Educação
    Metodologia da Investigação em Educação II

    3º Período

    Fundamentos e Atuação na Educação Infantil – Projeto Integrador III
    Psicologia na Infância
    Contação de Histórias
    Musicalidade nas Escolas
    Bricolagem e Reaproveitamento de Materiais

    4º Período

    Fundamentos da Atuação nas Classes Iniciais do Ensino Fundamental I– Projeto Integrador IV
    Metodologia e Prática da Alfabetização e do Letramento
    Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa
    Metodologia e Prática de Ensino de Linguagens Artístico-Culturais
    Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais
    Expressões Populares Brasileiras

    5º Período

    Fundamentos da Atuação nas Classes Iniciais do Ensino Fundamental II – Projeto Integrador V
    Escola: Campo Político e Pedagógico III
    Metodologia e Prática de Ensino de Matemática
    Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia
    Estágio Supervisionado I – Educação Infantil e Formação de Professores

    6º Período

    Fundamentos e Atuação em Educação na Diversidade – Projeto Integrador VI
    Escola: Campo Político e Pedagógico IV
    Educação e Formação de Jovens e Adultos
    Linguagem Brasileira de Sinais
    Metodologia e Prática da Educação Especial
    Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, EJA e Formação de Professores

    7º Período

    Fundamentos e Atuação na Gestão (120h) – Projeto Integrador VII
    Metodologia e Prática da Gestão da Educação
    Avaliação Educacional
    Teoria e Desenvolvimento Curricular
    Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto
    Estágio Supervisionado III – Educação Inclusiva

    8º Período

    Trabalho de Conclusão de Curso
    Optativas
    Estágio Supervisionado IV – Gestão, EaD e Espaços Educacionais Diversos
    Atividades Complementares

    Corpo Docente

    Ana Claudia Ferreira Rayol
    Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

    Ana Lucia Brasil Malecha
    Titulação: Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO

    Clarisse Olivieri de Lima
    Titulação: Doutora em Psicologia Educacional – UCONN (EUA)

    Glauco da Silva Aguiar
    Titulação: Doutor em Educação – PUC/RIO

    Hilda Flores
    Titulação: Doutora em Língua Portuguesa – UERJ

    João Dala Rosa Junior
    Titulação: Doutor em Design – PUC/RIO

    Ligia Gomes Elliot
    Titulação: Doutora em Educação – UCLA

    Lucia Regina de Goulart Vilarinho
    Titulação: Doutora em Educação – UFRJ

    Luci Mary Araujo Hildenbrand
    Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação – USP

    Marcia de Medeiros Aguiar
    Titulação: Mestre em Tecnologia – CEFET

    Mariana Sá Alcantara Gomes
    Titulação: Doutora em Psicosociologia de Comunid. e Eco. Social – URFJ

    Mary Neuza Dias Galdino
    Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

    Sandra Araujo de Sousa
    Titulação: Mestre em Avaliação – CESGRANRIO

    Susan Kratochwill
    Titulação: Doutora em Ciências da Educação – UNIV. AMERICANA